Log

Por mais que as configurações da classe Configure do CakePHP possam realmente ajudar você a visualizar o que está acontecendo por dentro de sua aplicação, algumas vezes é importante ter logs de dados no disco para descobrir o que está acontecendo. Num mundo que está se tornando cada vez mais dependente de tecnologias como SOAP e AJAX, a depuração pode ser bem dificultada.

Log de erros também pode ser uma maneira de visualizar o que acontece com sua aplicação ao longo do tempo. Que termos de busca estão sendo usados? Que tipos de erros estão sendo mostrados a meus usuários? Quão frequente executada é uma determinada consulta?

Fazer log de dados no CakePHP é fácil - a função the log() é parte da classe Object, que é o ancestrarl comum para a maioria das classes do CakePHP. Se o contexto for uma classe do CakePHP (Models, Controllers, Components… praticamente tudo), você pode registrar um log dos dados.

Usando a função log

A função log() leva dois parâmetros. O primeiro é a mensagem que você gostaria de escrever no arquivo de log. Por padrão, esta mensagem de erro é escrita para o arquivo log de erro encontrado em app/tmp/logs/error.log.

// Executar isto dentro de uma classe CakePHP...

$this->log("Alguma coisa não deu certo!");

// ...resulta nisto sendo anexado ao arquivo app/tmp/logs/error.log

2007-11-02 10:22:02 Error: Alguma coisa não deu certo!

O segundo parâmetro é usado para definir o tipo do log de erro cuja mensagem você quer escrever. Se não informado, o padrão para este segundo parâmetro é LOG_ERROR, que registra o log de erro previamente mencionado. Você pode definir este segundo parâmetro, p.ex., para LOG_DEBUG para escrever suas mensagem para um arquivo de log alternativo de depuração que será encontrado em app/tmp/logs/debug.log:

// Executar isto dentro de uma classe CakePHP...

$this->log('Uma mensagem de depuração.', LOG_DEBUG);

// ...resulta nisto sendo anexado ao arquivo app/tmp/logs/debug.log (ao invés de error.log)

2007-11-02 10:22:02 Error: Uma mensagem de depuração.

Você também pode especificar um nome diferente para o arquivo de log definindo um nome de arquivo como segundo parâmetro.

// Executar isto dentro de uma classe CakePHP...

$this->log('Uma mensagem especial do registro de log da atividade.', 'activity');

// ...resulta nisto sendo anexado ao arquivo app/tmp/logs/activity.log (ao invés de error.log)

2007-11-02 10:22:02 Activity: Uma mensagem especial do registro de log da atividade.

Seu diretório app/tmp deve ter permissão de escrita para o usuário do servidor web para que os recursos de log funcionem corretamente.

Utilizando a classe FileLog padrão

Por mais que o CakeLog possa ser configurado para escrever para uma porção de adaptadores de log configurados pelo usuário, ele também vem com uma configuração padrão para log. Esta configuração é idêntica a como o CakeLog funcionava no CakePHP 1.2. A configuração padrão de log será usada todas as vezes em que nenhum outro adaptador de log esteja configurado. Uma vez que um adaptador de log tenha sido configurado, você também precisará configurar o FileLog se você quiser continuar mantendo registros de log em arquivo.

Como o próprio nome diz, o FileLog escreve mensagens de log em arquivos. O tipo da mensagem de log que está sendo escrita determina o nome do arquivo em que a mensagem será armazenada. Se um tipo não for informado então LOG_ERROR será utilizado, o que faz a escrita em um log de erro. O caminho padrão dos arquivos de log é em app/tmp/logs/$type.log

// Executando isto dentro de uma classe do CakePHP:
 $this->log("Aconteceu algum problema!");

// Os resultados serão anexados ao arquivo app/tmp/logs/error.log
2007-11-02 10:22:02 Error: Aconteceu algum problema!

Você pode especificar nomes de log personalizados utilizando o segundo parâmetro. A classe FileLog padrão irá tratar este nome de log como o nome do arquivo no qual você quer escrever as mensagens de log.

// chamado estaticamente
CakeLog::write('activity', 'Uma mensagem especial de um log de atividade');

// Os resultados serão anexados ao arquivo app/tmp/logs/activity.log (ao invés de error.log)
2007-11-02 10:22:02 Activity: Uma mensagem especial de um log de atividade

O diretório configurado deve ter permissão de escrita pelo usuário do servidor web para que o registro de log funcione corretamente.

Você pode configurar outros locais adicionais/alternativos para o FileLog com o método CakeLog::config(). O FileLog aceita um path que permite que caminhos personalizados sejam utilizados.

CakeLog::config('custom_path', array(
    'engine' => 'FileLog',
    'path' => '/caminho/alternativo/dos/logs/'
));

Criando e configurando streams de log

Manipuladores de streams de log podem fazer parte de sua aplicação ou de plugins. Por exemplo, você poderia ter um logger de banco de dados chamado DataBaseLogger. Como parte se sua aplicação ele estaria em app/libs/log/data_base_logger.php. Já como parte de um plugin, ele estaria localizado em app/plugins/my_plugin/libs/log/data_base_logger.php. Quando configurado, o CakeLog tentará carregá-lo. A configuração de streams de log é feita com uma chamada a CakeLog::config(). No caso, a configuração de nosso DataBaseLogger poderia ser algo parecido com

// para app/libs
CakeLog::config('outroArquivo', array(
    'engine' => 'DataBaseLogger',
    'model' => 'LogEntry',
    ...
));

// para um plugin chamado LoggingPack
CakeLog::config('outroArquivo', array(
    'engine' => 'LoggingPack.DataBaseLogger',
    'model' => 'LogEntry',
    ...
));

Ao configurar um stream de log, o parâmetro engine é usado para localizar e carregar o manipulador do log. Todas as outras propriedades de configuração são passadas para o contrutor do stream de log como um array.

class DataBaseLogger {
    function __construct($options = array()) {
        //...
    }
}

O CakePHP não possui outros requisitos para streams de Log além de que eles têm de implementar um método write. Este método write deve receber dois parâmetros, $tipo, $mensagemcode> nesta ordem.  $tipo é uma string com o tipo da mensagem no registro de log e seus valores principais são error, warning, info e debug. Além disso você também pode definir seus próprios tipos ao chamar CakeLog::write.

Deve-se notar que você vai encontrar error ao tentar configurar loggers em nível de aplicação no arquivo app/config/core.php. Isto porque neste ponto os caminhos ainda não foram inicializados pelo bootstrap. A configuração de loggers deve ser feita no app/config/bootstrap.php para garantir que as classes tenham sido carregadas adequadamente.

Interacting with log streams

You can introspect the configured streams with CakeLog::configured(). The return of configured() is an array of all the currently configured streams. You can remove streams using CakeLog::drop($key). Once a log stream has been dropped it will no longer receive messages.

Error logging

Errors are now logged when Configure::write('debug', 0);. You can use Configure::write('log', $val), to control which errors are logged when debug is off. By default all errors are logged.

Configure::write('log', E_WARNING);

Would log only warning and fatal errors. Setting Configure::write('log', false); will disable error logging when debug = 0.