Implementação

Uma vez que sua aplicação está completa, ou mesmo antes quando você quiser colocá-la no ar. Existem algumas poucas coisas que você deve fazer quando colocar em produção uma aplicação CakePHP.

Definindo a Raiz

Definir a raiz do documento da sua aplicação corretamente é um passo importante para manter seu código protegido e sua aplicação mais segura. As aplicações desenvolvidas com o CakePHP devem ter a raiz apontando para o diretório app/webroot. Isto torna a aplicação e os arquivos de configurações inacessíveis via URL. Configurar a raiz do documento depende de cada webserver. Veja a Instalação Avançada para informações sobre webservers específicos.

Atualizar o core.php

Atualizar o arquivo core.php, especificamente o valor do debug é de extrema importância. Tornar o debug igual a 0 desabilita muitos recursos do processo de desenvolvimento que nunca devem ser expostos ao mundo. Desabilitando o debug, as coisas a seguir mudarão:

  • Mensagens de depuração criadas com pr() e debug() serão desabilitadas.
  • O cache interno do CakePHP será descartado após 99 anos em vez de 10 segundos.
  • Views de erros serão menos informativas, retornando mensagens de erros genéricas.
  • Erros não serão mostrados.
  • O rastro da pilha de exceções será desabilitado.

Além dos itens citados acima, muitos plugins e extensões usam o valor do debug para modificarem seus comportamentos.

Multiplas aplicações usando o mesmo core do CakePHP

Existem algumas maneiras de você configurar múltiplas aplicações para usarem o mesmo core (núcleo) do CakePHP. Você pode usar o include_path do PHP ou definir a constante CAKE_CORE_INCLUDE_PATH no webroot/index.php da sua aplicação. Geralmente, usar o include_path do PHP é a meneira mais fácil e robusta pois o CakePHP já vem pré-configurado para olhar o include_path.

No seu arquivo php.ini localize a diretiva include_path existente e anexe no final o caminho para o diretório lib do CakePHP:

include_path = '.:/usr/share/php:/usr/share/cakephp-2.0/lib'

Assumimos que você está rodando um servidor *nix e instalou o CakePHP em /usr/share/cakephp-2.0.