Estrutura de Diretórios no CakePHP

Após ter baixado e extraído o CakePHP, você deverá encontrar os seguintes arquivos e pastas:

  • app
  • lib
  • vendors
  • plugins
  • .htaccess
  • index.php
  • README

Você encontrará três pastas principais:

  • No diretório app é onde você fará sua mágica, ou seja: é o lugar que você colocará os arquivos de sua aplicação.
  • No diretório lib é onde fazemos nossa mágica. comprometa-se em não editar nenhum arquivo deste diretório. Não podemos ajudá-lo se você modificar o núcleo do framework.
  • E finalmente, no diretório vendors é onde você pode colocar as bibliotecas de terceiros que precisar usar em suas aplicações com o CakePHP.

O Diretório App

No diretório app do Cake é onde você faz a maior parte do desenvolvimento de sua aplicação. Vamos dar uma olhada mais de perto nas pastas que estão dentro de app.

Config
Armazena os (poucos) arquivos de configuração que o CakePHP utiliza. Parâmetros de conexão com o banco de dados, inicialização do sistema (Bootstrapping), arquivos de configuração do núcleo do framework, e outros, devem ficar aqui.
Controller
Contém os controllers e componentes da sua aplicação.
Lib
Contém suas bibliotecas pessoais e diferentes das obtidas de terceiros. Isto permite separar as bibliotecas internas de sua empresa das que foram criadas por outras pessoas ou fornecedores.
Locale
Armazena arquivos contendo strings de internacionalização.
Model
Contém os Models, behaviors e datasources de sua aplicação.
Plugin
Contém pacotes de plugins.
tmp

Este diretório é onde o CakePHP armazena dados temporários. Os dados armazenados dependem de como você configurou o CakePHP mas geralmente é usada para armazenar o cache das descrições dos models, logs e por vezes os dados de sessão.

Tenha certeza de que esta pasta exista e que seja gravável, senão o desempenho de sua aplicação será prejudicado severamente.

Vendor
Qualquer classe ou biblioteca de terceiros devem ficar aqui. Fazendo isto, torna fácil acessá-las usando o método App::import(“vendor”, “name”). Olhos aguçados notaram que isto parece redundante, já que temos outra pasta chamada vendors, um nível acima do diretório app. Nós entraremos nos detalhes, explicando a diferença dos dois diretórios quando estivermos discutindo sobre como gerir múltiplas aplicações e configurações de sistemas mais complexos.
View
Arquivos de apresentação são colocados aqui: elementos, páginas de erros, helpers, layouts e arquivos de views.
webroot
Quando você configurar sua aplicação para rodar em produção, este diretório deve ser a raiz do seu diretório web público. Pastas aqui dentro também servem para colocar seus arquivos CSS, imagens e Javascripts.