O CakePHP possui as classes essenciais Controller, Model e View, mas também apresenta algumas outras classes e objetos adicionais que fazem o desenvolvimento com o MVC um pouco mais rápido e divertido. Componentes, Behaviors e Helpers são classes que fornecem extensibilidade e reusabilidade para adicionar funcionalidades à base das classes do MVC em sua aplicação. Por enquanto, vamos fazer uma explicação superficial destas ferramentas e detalhá-las mais tarde.
Cada controller, helper e model possui uma classe mãe que você pode usar para
incluir mudanças válidas por toda a aplicação. As classes AppController
(localizada em /app/Controller/AppController.php
), AppHelper (localizada em
/app/View/Helper/AppHelper.php
) e AppModel (localizada em
/app/Model/AppModel.php
) são excelentes lugares para colocar métodos que
você quer compartilhar entre todos os controllers, helpers ou models.
Embora rotas não sejam classes ou arquivos, elas desempenham um papel nas
requisições feitas ao CakePHP. Definições de rotas dizem ao CakePHP como
mapear URLs para as ações de controllers. O comportamento padrão assume que a
URL /controller/action/var1/var2
deve ser mapeada para o método
Controller::action($var1, $var2), mas você pode usar as rotas para customizar as
URLs e como elas são interpretadas por sua aplicação.
Alguns recursos em uma aplicação merecem ser reunidas em um pacote. Um plugin é um pacote de models, controllers e views que cumprem um objetivo específico e que podem ser utilizados em várias aplicações. Um sistema de gerenciamento de usuários ou um blog simplificado podem ser bons candidatos para plugins do CakePHP.
Um Component é uma classe que dá suporte às lógicas nos controllers. Se você possui uma lógica que queira compartilhar entre controllers, um componente geralmente é uma boa escolha para colocá-la. Como um exemplo, a classe EmailComponent do Cake permite criar e enviar emails num piscar de olhos.
Ao invés de escrever um método em um controller único que executa esta lógica, você pode empacotar a lógica para que seja possível compartilhá-la.
Os controllers também estão equipados com callbacks. Estes callbacks estão disponíveis para que você possa utilizá-los, bem nos casos em que você precisa inserir alguma lógica entre as operações do núcleo do CakePHP. Os callbacks disponibilizados são:
beforeFilter()
, executado antes de qualquer ação de um controller.
beforeRender()
, executado após a lógica de um controller, mas antes da
view ser renderizada.
afterFilter()
, executada após a lógica de um controller, incluindo a
renderização da view. Pode não haver diferenças entre o
afterRender()
e o afterFilter()
ao menos que você tenha chamado o
método render()
na ação de um controller e tenha incluído alguma lógica
depois desta chamada.
Similarmente, Behaviors trabalham para adicionar funcionalidades comuns entre models. Por exemplo, se você armazena os dados dos usuários em uma estrutura de dados do tipo árvore, você pode especificar que seu model Usuario se comporta tal como uma árvore e assim, ganha funcionalidades para remover, adicionar e substituir nós na estrutura que existe por baixo do model.
Models também recebem o suporte de outra classe chamada DataSource. DataSources são uma abstração que permite os models manipularem consistentemente diferentes tipos de dados. Embora a fonte principal de dados em uma aplicação usando o CakePHP seja banco de dados, você pode escrever DataSources adicionais que permitem seus models representarem feeds RSS, arquivos CSV, entradas LDAP ou eventos do iCal. Os DataSources permitem você associar registros de diferentes fontes: Diferente de estar limitado pelas junções do SQL, os DataSources permitem você dizer para seu Model LDAP que está associado à muitos eventos do iCal.
Assim como os controllers, os models também possuem callbacks:
beforeFind()
, executado antes de uma busca.
afterFind()
, executado após uma busca.
beforeValidate()
, executado antes de fazer uma validação de dados.
beforeSave()
, executado antes de salvar ou atualizar registros de um
model.
afterSave()
, executado após salvar ou atualizar registros de um model.
beforeDelete()
, executado antes de remover registros de um model.
afterDelete()
, executado após remover registros de um model.
Com a mínima descrição dada, deve ser possível saber o que estes callbacks fazem. Você pode encontrar mais detalhes no capítulo dos models.
Um Helper é uma classe que ajuda na lógica das views. Muito parecido como os componentes que são usados pelos controllers, os helpers ajudam na lógica de apresentação que podem ser acessadas e compartilhadas entre as views. Um dos Helpers que acompanha o Cake é o AjaxHelper que torna requisições em ajax nas views muito mais fácil.
Muitas aplicações possuem pedaços de código de apresentação que são usados repetidamente. O CakePHP facilita a reutilização destes trechos com layouts e elementos. Por padrão, cada view renderizada por um controller é colocada dentro de um layout. Elementos são usados quando pequenos trechos de conteúdo precisam ser reusados em muitas views.