Instalação

O CakePHP é rápido e fácil de instalar. Os requisitos mínimos são um servidor web e uma cópia do Cake, só isso! Apesar deste manual focar principalmente na configuração do Apache (porque ele é o mais comum), você pode configurar o Cake para executar em diversos servidores web, tais como lighttpd ou Microsoft IIS.

Requisitos

  • Servidor HTTP. Por exemplo: Apache. É preferível ter o mod_rewrite habilitado mas não é uma exigência.

  • PHP 5.2.8 ou superior.

Tecnicamente não é exigido um banco de dados mas imaginamos que a maioria das aplicações irá utilizar um. O CakePHP suporta uma variedade deles:

  • MySQL (4 ou superior)

  • PostgreSQL

  • Microsoft SQL Server

  • SQLite

Nota

Todos os drivers inclusos internamente requerem o PDO. Você deve ter certeza que possui a extensão correta do PDO instalada.

Licença

O CakePHP é licenciado sob uma Licença MIT. Isto significa que você tem liberdade para modificar, distribuir e republicar o código-fonte com a condição de que os avisos de copyright permaneçam intactos. Você também tem liberdade para incorporar o CakePHP em qualquer aplicação comercial ou de código fechado.

Baixando o CakePHP

Há duas maneiras de se obter uma cópia atualizada do CakePHP. Você pode fazer o download de um arquivo comprimido (zip/tar.gz/tar.bz2) no site principal ou obter o código a partir do repositório git.

Para fazer o download da versão estável mais recente do CakePHP, visite o site principal https://cakephp.org. Lá haverá um link chamado “Download Now!” para baixar.

Todas as versões liberadas do CakePHP estão hospedadas no Github. O Github do CakePHP abriga o próprio Cake assim como muitos outros plugins para ele. As versões disponíveis estão na página Github tags.

Alternativamente você pode obter uma cópia contendo todas as correções de bugs e atualizações recentes clonando o repositório do Github:

git clone -b 2.x git://github.com/cakephp/cakephp.git

Permissões

O CakePHP usa o diretório /app/tmp para diferentes operações. Descrições do modelo, cache das views, e informações das sessões são alguns exemplos.

Assim, tenha certeza que o diretório /app/tmp na sua instalação do cake permite a escrita pelo usuário do servidor web.

Um problema comum é que ambos os diretórios e subdiretórios de app/tmp devem poder ser gravados pelo servidor web e pelo usuário da linha de comando. Em um sistema UNIX, se o seu usuário do servidor web é diferente do seu usuário da linha de comando, você pode pode executar os seguintes comandos apenas uma vez em seu projeto para assegurar que as permissões serão configuradas apropriadamente:

HTTPDUSER=`ps aux | grep -E '[a]pache|[h]ttpd|[_]www|[w]ww-data|[n]ginx' | grep -v root | head -1 | cut -d\  -f1`
setfacl -R -m u:${HTTPDUSER}:rwx app/tmp
setfacl -R -d -m u:${HTTPDUSER}:rwx app/tmp

Configuração

Configurar o CakePHP pode ser tão simples como descompactá-lo em seu servidor web, ou tão complexo e flexível se você desejar. Esta seção irá cobrir três principais tipos de instalação do CakePHP: desenvolvimento, produção e avançada.

  • Desenvolvimento: fácil para começar, as URLs da aplicação incluem o nome do diretório de instalação e é menos seguro.

  • Produção: Requer maior habilidade para configurar o diretório raiz do servidor web, URLs limpas, muito seguro.

  • Avançada: Com algumas configurações, permite que você coloque os diretórios do CakePHP em diferentes locais do sistema de arquivos, permitindo compartilhar o núcleo do CakePHP entre diversas aplicações.

Desenvolvimento

A instalação de desenvolvimento é o método mais rápido de configuração do Cake. Este exemplo irá te ajudar a instalar uma aplicação CakePHP e torná-la disponível em http://www.example.com/cake_2_0/. Assumimos, para efeitos deste exemplo que a sua raiz do documento é definido como /var/www/html.

Descompacte o conteúdo do arquivo do Cake em /var/www/html. Você agora tem uma pasta na raiz do seu servidor web com o nome da versão que você baixou (por exemplo, cake2.0.0). Renomeie essa pasta para cake_2_0. Sua configuração de desenvolvimento será semelhante a esta em seu sistema de arquivos:

/var/www/html/
    cake_2_0/
        app/
        lib/
        plugins/
        vendors/
        .htaccess
        index.php
        README

Se o seu servidor web está configurado corretamente, agora você deve encontrar sua aplicação Cake acessível em http://www.example.com/cake_2_0/.

Utilizando um pacote CakePHP para múltiplas Aplicações

Se você está desenvolvendo uma série de aplicações, muitas vezes faz sentido que elas compartilhem o mesmo pacote. Existem algumas maneiras em que você pode alcançar este objetivo. Muitas vezes, o mais fácil é usar o PHP include_path. Para começar, clone o CakePHP em um diretório. Para esse exemplo, nós vamos utilizar /home/mark/projects:

git clone git://github.com/cakephp/cakephp.git /home/mark/projects/cakephp

Isso ira clonar o CakePHP no seu diretório /home/mark/projects. Se você não quiser utilizar git, você pode baixar um compilado e os próximos passos serão os mesmos. Em seguida você terá que localizar e modificar seu php.ini. Em sistemas *nix está localizado na maioria das vezes em /etc/php.ini, mas utilizando php -i e procurando por ‘Loaded Configuration File’, você pode achar a localização atual. Uma vez que você achou o arquivo ini correto, modifique a configuração include_path para incluir /home/mark/projects/cakephp/lib. Um exemplo semelhamte deveria ser como:

include_path = .:/home/mark/projects/cakephp/lib:/usr/local/php/lib/php

Depois de reiniciar seu servidor web, você deve ver as mudanças refletidas em phpinfo().

Nota

Se você estiver no Windows, separe os caminhos de inclusão com ; ao invés de :

Finalizando a definição do seu include_path suas aplicações devem estar prontas para encontrar o CakePHP automaticamente.

Produção

A instalação de produção é uma forma mais flexível de configuração do Cake Usando este método permite um total domínio para agir como uma única aplicação CakePHP. Este exemplo irá ajudá-lo a instalar o Cake em qualquer lugar do seu sistema de arquivos e torná-lo disponível em http://www.example.com. Note que esta instalação pode requerer os privilégios para alteração do DocumentRoot do servidor Apache.

Descompacte o conteúdo do arquivo do Cake em um diretório de sua escolha. Para fins deste exemplo, assumimos que você escolheu instalar o Cake em /cake_install. Sua configuração de produção será semelhante a esta em seu sistema de arquivos:

/cake_install/
    app/
        webroot/ (esse diretório está definido como diretiva ``DocumentRoot``)
    lib/
    plugins/
    vendors/
    .htaccess
    index.php
    README

Desenvolvedores usando o Apache devem definir o DocumentRoot do domínio para:

DocumentRoot /cake_install/app/webroot

Se o seu servidor web estiver configurado corretamente, você deve encontrar agora sua aplicação Cake acessível em http://www.example.com.

Instalação Avançada e Configuração Específica por Servidor

Comece agora!

Tudo bem, vamos ver o CakePHP em ação. Dependendo de qual configuração você adotou, você deve apontar seu navegador para http://example.com/ ou http://example.com/cake_install/. Neste ponto, você verá a página padrão do CakePHP e a mensagem do estado da configuração do seu banco de dados.

Parabéns! Você já está pronto para criar sua primeira aplicação CakePHP.

Não está funcionando? Se você estiver recebendo erros do PHP relacionados ao fuso horário, descomente uma linha no app/Config/core.php:

/**
 * Uncomment this line and correct your server timezone to fix
 * any date & time related errors.
 */
    date_default_timezone_set('UTC');