This document is for a version of CakePHP that is no longer supported. Please upgrade to a newer release!
O helper RSS torna a geração de XML para feeds RSS uma moleza.
Este exemplo assume que você tem um Posts Controller e um Post Model já criados e quer criar uma visão alternativa com RSS.
Criar uma versão xml/rss de posts/index com o CakePHP 1.2 é moleza. Depois de uns poucos (e simples) passos, você pode apenas anexar a extensão .rss à URL posts/index, chamando-a como posts/index.rss. Mas antes de dar esse grande passo à frente, vamos tentar ter nosso webservice no ar e funcionando. Primeiro, o parseExtensions precisa ser ativado, isto é feito no arquivo app/config/routes.php
Router::parseExtensions('rss');
Na chamada acima, ativamos a extensão .rss. Ao usar Router::parseExtensions(), você pode passar tantos argumentos ou extensões quantos você quiser. Isto vai ativar cada uma das extensões/content-type para uso em sua aplicação. Agora quanto o endereço posts/index.rss for requisitado, você obterá uma versão xml de sua view posts/index. No entanto, primeiro precisamos editar o controller para adicionar o código específico para rss.
É uma boa ideia adicionar o RequestHandler ao array $components de seu PostsController. Isto permite que uma porção de coisas automágicas aconteçam.
var $components = array('RequestHandler');
Antes de podermos fazer uma versão RSS de nosso posts/index, precisamos deixar algumas coisas em ordem. Pode ser tentador colocar o canal de metadados na action do controller e passá-lo para sua view usando o método Controller::set(), mas isto é inapropriado. Esta informação também pode ir na view. Falaremos sobre isto depois, mas por agora, se você tiver um conjunto diferente de lógica sobre os dados para fazer com que o feed RSS e os dados para a view HTML, você pode usar o método RequestHandler::isRss(), do contrário seu controller pode continuar do mesmo jeito.
// Modificar a action do PostsController que corresponda
// à action que despacha o feed RSS, que é a ação index
// neste nosso exemplo
public function index(){
if( $this->RequestHandler->isRss() ){
$posts = $this->Post->find('all', array('limit' => 20, 'order' => 'Post.created DESC'));
$this->set(compact('posts'));
} else {
// esta não é uma requisição rss, então despache
// os dados usados pela interface do website
$this->paginate['Post'] = array('order' => 'Post.created DESC', 'limit' => 10);
$posts = $this->paginate();
$this->set(compact('posts'));
}
}
Com todas as variáveis da View definidas, precisamos criar um layout rss.
Um layout Rss é muito simples. Ponha o seguinte conteúdo em app/views/layouts/rss/default.ctp:
echo $rss->header();
if (!isset($documentData)) {
$documentData = array();
}
if (!isset($channelData)) {
$channelData = array();
}
if (!isset($channelData['title'])) {
$channelData['title'] = $title_for_layout;
}
$channel = $rss->channel(array(), $channelData, $content_for_layout);
echo $rss->document($documentData,$channel);
Não parece, mas graças ao poder do RssHelper, ele está fazendo a maior parte do trabalho pesado pra nós. Não definimos $documentData ou $channelData no controller, entretanto, no CakePHP 1.2 as suas views podem passar variáveis de volta para o layout. É aqui que nosso array $channelData virá configurar todos os metadados para nosso feed.
A seguir está o arquivo de view para nosso posts/index. Muito parecido com o arquivo de layout que criamos, precisamos criar um diretório views/posts/rss/ e criar um novo arquivo index.ctp dentro dele. O conteúdo deste arquivo é mostrado abaixo.
Nossa view, presente em app/views/posts/rss/index.ctp
, começa
definindo as variáveis $documentData e $channelData para o layout, que
contém todos os metadados para nosso feed RSS. Isto é feito usando-se o
método View::set(), que é análogo ao método Controller::set(). Aqui
estamos passando os metadados do canal de volta para o layout.
$this->set('documentData', array(
'xmlns:dc' => 'http://purl.org/dc/elements/1.1/'));
$this->set('channelData', array(
'title' => __("Most Recent Posts", true),
'link' => $html->url('/', true),
'description' => __("Most recent posts.", true),
'language' => 'en-us'));
A segunda parte da view gera os elementos para os registros atuais do feed. Isto é feito varrendo-se os dados que forem passados para a view ($items) e usando-se o método RssHelper::item(). O outro método que você pode usar é o RssHelper::items(), que leva um callback e um array de itens para o feed. (Eu costumo sempre chamar o método de callback que utilizo de transformRss(). Mas há um ponto negativo neste método, que é o fato de você não poder usar quaisquer outras classes de helpers para preparar seus dados dentro do método de callback porque o escopo de dentro do método de callback não inclui nada que não seja passado para ele, não lhe dando, assim, acesso, p.ex., ao TimeHelper ou a qualquer outro helper de que você precise. O método RssHelper::item() transforma o array associativo em um elemento para cada par de chave/valor.
foreach ($posts as $post) {
$postTime = strtotime($post['Post']['created']);
$postLink = array(
'controller' => 'entries',
'action' => 'view',
'year' => date('Y', $postTime),
'month' => date('m', $postTime),
'day' => date('d', $postTime),
$post['Post']['slug']);
// você deve importar Sanitize
App::import('Sanitize');
// esta é a parte em que limpamos o corpo do texto como a descrição
// do item rss, que precisa ter apenas texto para garantir que o feed valide
$bodyText = preg_replace('=\(.*?\)=is', '', $post['Post']['body']);
$bodyText = $text->stripLinks($bodyText);
$bodyText = Sanitize::stripAll($bodyText);
$bodyText = $text->truncate($bodyText, 400, '...', true, true);
echo $rss->item(array(), array(
'title' => $post['Post']['title'],
'link' => $postLink,
'guid' => array('url' => $postLink, 'isPermaLink' => 'true'),
'description' => $bodyText,
'dc:creator' => $post['Post']['author'],
'pubDate' => $post['Post']['created']));
}
Você pode ver acima que podemos usar o laço para preparar os dados a serem transformados em elementos XML. É importante filtrar quaisquer caracteres que não sejam de texto plano da descrição, especialmente se você estiver usando um editor de texto rico para preencher o texto do corpo dos posts de seu blog. No código acima usamos o método TextHelper::stripLinks() e uns poucos métodos da classe Sanitize, mas recomendados que você escreva um compreensivo helper de limpeza de texto para realmente manter seu texto limpo. Uma vez que tenhamos configurado os dados para o feed, nós podemos usar o método RssHelper::item() para criar o XML no formato RSS. Uma vez que você tenha feito toda esta configuração, você pode testar seu feed RSS acessando o endereço /posts/index.rss em seu site. É sempre importante que você valide seu feed RSS antes de disponibilizá-lo pra valer. Isto pode ser feito visitando-se sites que validem conteúdos XML como o Feed Validator ou o site do W3C em https://validator.w3.org/feed/.
Você pode precisar definir o valor de “debug” de sua configuração no core.php para 1 ou para 0 para obter um feed válido, porque as informações de depuração adicionadas automaticamente nos níveis mais altos de debug quebram a sintaxe XML ou as regras de validação dos feeds.