This document is for a version of CakePHP that is no longer supported. Please upgrade to a newer release!

Cache

A classe Cache do CakePHP disponibiliza um frontend genérico para diversos sistemas da cache. Diferentes configurações e mecanismos de Cache podem ser definidos em seu arquivo app/config/core.php

Cache::read()

Cache::read($key, $config = null)

Cache::read() é usado para ler valores em cache armazenados sob o índice da chave $key a partir de $config. Se $config for null, a configuração padrão será usada. Cache::read() vai retornar o valor em cache se ele for um cache válido ou false se o cache tiver expirado ou não existir.

Cache::write()

Cache::write($key, $value, $config = null);

Cache::write() vai escrever $value para o Cache. Você pode ler ou excluir este valor posteriormente a partir da referência ao índice $key. Você pode especificar uma configuração opcional para armazenamento em cache. Se $config não for especificado, a configuração padrão será usada. Cache::write() pode armazenar qualquer tipo de objeto e é ideal para armazenar resultados de buscas em models (através de métodos find).

if (($posts = Cache::read('posts')) === false) {
    $posts = $this->Post->find('all');
    Cache::write('posts', $posts);
}

Usar Cache::write() e Cache::read() pode facilmente reduzir o número de acessos à base de dados para recuperar posts.

Cache::delete()

Cache::delete($key, $config = null)

Cache::delete() permite que você remova completamente um objeto armazenado no Cache.

Cache::config()

Cache::config() é usado para criar configurações de Cache adicionais. Estas configurações adicionais podem incluir durações, mecanismos, caminhos em disco ou prefixos diferentes que os da sua configuração de cache padrão. Utilizar múltiplas configurações de cache pode ajudar a reduzir a quantidade de vezes que você precise chamr Cache::set() bem como centralizar todas as suas configurações de cache.

Você deve especificar que mecanismo de cache utilizar. O File não é assumido por padrão.

// short
Cache::config('short', array(
    'engine' => 'File',
    'duration'=> '+1 hours',
    'path' => CACHE,
    'prefix' => 'cake_short_'
));

// long
Cache::config('long', array(
    'engine' => 'File',
    'duration'=> '+1 week',
    'probability'=> 100,
    'path' => CACHE . 'long' . DS,
));

Pondo o código acima em seu arquivo app/config/core.php você estará incluindo duas configurações de Cache adicionais. O nome destas configurações, “short” ou “long” é usado como o parâmetro $config para o Cache::write() e Cache::read().

Cache::set()

Cache::set() permite que você sobrescreva configurações de cache temporariamente para uma operação (normalmente um read ou write). Se você usar Cache::set() para modificar as configurações para uma escrita, você também deve usar Cache::set() antes de ler os dados de volta. Se você não fizer isto, as configurações padrão serão usadas quando o índice de cache for lido.

Cache::set(array('duration' => '+30 days'));
Cache::write('results', $data);

// mais tarde

Cache::set(array('duration' => '+30 days'));
$results = Cache::read('results');

Se você se vir chamando Cache::set() diversas vezes, você deveria criar uma nova configuração de Cache. Isto vai eliminar a necessidade de se chamar Cache::set().