O Componente Security

O componente Security (SecurityComponent) do CakePHP cria uma maneira fácil de integrar uma segurança mais reforçada à sua aplicação. Uma interface para gerência de requisições HTTP autenticadas pode ser criada com o SecurityComponent. Ele é configurado dentro do beforeFilter() de seus controllers. Este componente possui diversos parâmetros configuráveis. Todas estas propriedades podem atribuídades diretamente ou por meio de métodos modificadores com mesmo nome.

Se uma ação for restringida utilizando-se o SecurityComponent, a requisição é marcada numa lista negra que irá resultar num erro 404 por padrão. Você pode configurar este comportamento definindo a propriedade $this->Security->blackHoleCallback para uma função de callback no controller. Tenha em mente de que a lista negra de todos os métodos do SecurityComponent serão executadas por este método de callback.

Ao usar o SecurityComponente, você deve usar o FormHelper para criar seus formulários. O SecurityComponente procura por certos indicadores que são criados e gerenciados pelo FormHelper (especialmente àqueles criados entre as chamadas create() e end()).

Configuração

$blackHoleCallback

Um callback de controller que irá manipular as requisições que forem para a lista negra.

$requirePost

Uma lista de ações de controller que necessitam de uma requisição POST para ocorrer. Um array de acitons de controller ou “*” para forçar todas as requisições a demandarem POST.

$requireSecure

Lista de ações que necessitam de uma conexão SSL para ocorrer. Um array de ações do controller ou “*” para forçar todas as requisições a demandarem uma conexão SSL.

$requireAuth

Lista de ações que necessitam de uma chave de autenticação válida. A chave de validação é definida pelo SecurityComponent.

$requireLogin

Lista das ações que necessitam de logins de uma sessão HTTP-Autenticada (basic ou digest). Também aceita “*” indicando que todas as requisições deste controller demandam autenticação HTTP.

$loginOptions

Opções para requisições de autenticação HTTP. Permite que você defina a autenticação e o callback de controller para o processo de autenticação.

$loginUsers

Um array associativo de usernames => passwords que são usados para logins em autenticação HTTP. Se você estiver usando autenticação digest, suas senhas devem estar em formato MD5.

$allowedControllers

Uma lista de controllers cujas ações têm permissão para receber requisições. Isto pode ser usado para controlar requisições entre controllers cruzados.

$allowedActions

Ações a partir das quais as ações do controller atual têm permissão de receber requisições. Isto pode ser usado para controlar requisições entre controllers cruzados.

$disabledFields

Lista dos campos de formulário que devem ser ignoradas na validação POST - o valor, presença ou ausência destes campos de formulário não serão levados em conta na avaliação de que a submissão do formulário é válida. Especifique os campos como você faria com o FormHelper(Model.fieldname).

Métodos

requirePost()

Define quais ações que devem exigir uma solicitação POST. Aceita qualquer número de argumentos. Pode ser chamado sem argumentos para forçar que todas as ações exijam um POST.

requireSecure()

Define quais ações exigem uma solicitação SSL-secured. Aceita qualquer número de argumentos. Pode ser chamada sem argumento para forcar que todas as ações exijam um SSL-secured.

requireAuth()

Define quais ações exigem uma geração válida de passe Security Component. Aceita qualquer número de argumentos. Pode ser chamada sem argumento para forcar que todas as ações exijam uma autenticação válida.

requireLogin()

Define quais ações exigem uma solicitação HTTP-Authenticated válida. Aceita qualquer número de argumentos. Pode ser chamada sem argumento para forcar que todas as ações exijam uma HTTP-authentication.

loginCredentials(string $type)

Tenta validar as credenciais de login para uma solicitação HTTP-authenticated. $type é o tipo de HTTP-Authentication que você deseja verificar. Ou “basic”, ou “digest”. Se deixado nulo/vazio ambos serão julgados. Retorna uma matriz com o nome de login e senha, se bem sucedida.

loginRequest(array $options)

Generates the text for an HTTP-Authenticate request header from an array of $options.

$options generally contains a “type”, “realm” . Type indicate which HTTP-Authenticate method to use. Realm defaults to the current HTTP server environment.

parseDigestAuthData(string $digest)

Analisar o resumido de um pedido de autenticação HTTP. Retorna e matriz de dados resumidos como uma matriz associativa, se bem sucedida, e nulo em caso de falha.

generateDigestResponseHash(array $data)

Cria um hash para ser comparado com uma resposta HTTP digest-authenticated. $data deve ser um vetor criado por SecurityComponent::parseDigestAuthData().

blackHole(object $controlador, string $erro)

Black-hole uma solicitação inválida com um erro 404 ou um retorno personalizado. Sem retorno, a solicitação será cancelado. Se um retorno de controlador é definido para SecurityComponent::blackHoleCallback, ele será chamado e passará todas as informações do erro.

Modo de usar

A maneira mais comum de se utilizar o componente security é através do método beforeFilter() do respectivo controller. Você especifica as restrições de segurança que deseja e o componente Security as aplicará em sua inicialização.

<?php
class WidgetController extends AppController {

    var $components = array('Security');

    function beforeFilter() {
        $this->Security->requirePost('delete');
    }
}
?>

Nesse exemplo, a action delete pode ser disparada com sucesso apenas se receber um POST.

<?php
class WidgetController extends AppController {

    var $components = array('Security');

    function beforeFilter() {
        if(isset($this->params[Configure::read('Routing.admin')])){
            $this->Security->requireSecure();
        }
    }
}
?>

Esse exemplo força todas as actions que possuem admin routing a requerer requests seguros através de SSL.

<?php
class WidgetController extends AppController {

    var $components = array('Security');

    function beforeFilter() {
        if(isset($this->params[Configure::read('Routing.admin')])){
            $this->Security->blackHoleCallback = '_forceSSL';
            $this->Security->requireSecure();
        }
    }

    function _forceSSL() {
        $this->redirect('https://' . env('SERVER_NAME') . $this->here);
    }
}
?>

Esse exemplo força todas as actions que possuem admin routing a requerer requests seguros via SSL. Quando o request estiver «black holed», o componente chamará o método callback _forceSSL() que redirecionará requests inseguros para requests seguros automaticamente.

Basic HTTP Authentication

The SecurityComponent has some very powerful authentication features. Sometimes you may need to protect some functionality inside your application using HTTP Basic Authentication. One common usage for HTTP Auth is protecting a REST or SOAP API.

This type of authentication is called basic for a reason. Unless you’re transferring information over SSL, credentials will be transferred in plain text.

Using the SecurityComponent for HTTP authentication is easy. The code example below includes the SecurityComponent and adds a few lines of code inside the controller’s beforeFilter method.

class ApiController extends AppController {
    var $name = 'Api';
    var $uses = array();
    var $components = array('Security');

    function beforeFilter() {
        $this->Security->loginOptions = array(
            'type'=>'basic',
            'realm'=>'MyRealm'
        );
        $this->Security->loginUsers = array(
            'john'=>'johnspassword',
            'jane'=>'janespassword'
        );
        $this->Security->requireLogin();
    }

    function index() {
        //protected application logic goes here...
    }
}

The loginOptions property of the SecurityComponent is an associative array specifying how logins should be handled. You only need to specify the type as basic to get going. Specify the realm if you want display a nice message to anyone trying to login or if you have several authenticated sections (= realms) of your application you want to keep separate.

The loginUsers property of the SecurityComponent is an associative array containing users and passwords that should have access to this realm. The examples here use hard-coded user information, but you’ll probably want to use a model to make your authentication credentials more manageable.

Finally, requireLogin() tells SecurityComponent that this Controller requires login. As with requirePost(), above, providing method names will protect those methods while keeping others open.