Cache

O helper Cache ajuda a manter caches de todo o conteúdo de layouts e views, economizando o tempo da obtenção de dados. O cache de views no CakePHP armazena temporariamente o código renderizado dos layouts e views usando o mecanismo de armazenamento definido. Deve-se atentar que o helper Cache funciona de forma diferente de de outros helpers. Ele não possui métodos a serem chamados diretamente. Ao invés disso, uma view é marcada com tags de cache indicando quais blocos de conteúdo não devem ser cacheados.

Quando uma URL é requisitada, o Cake verifica se a string da requisição já está em cache. Se já estiver, o restante do processo de expedição da URL (“dispatch”) é ignorado. Quaisquer blocos nocache são processados normalmente e a view é então servida. Isto cria uma grande economia de tempo de processamento para cada requisição à URL cacheada uma vez que um mínimo de código é de fato executado. Se o Cake não encontrar uma view no cache ou se o cache para aquela view já estiver expirado, ele continua o prossesso da requisição normalmente.

Cache em Geral

Cache é uma espécie de armazenamento temporário que ajuda a reduzir a carga no servidor. Por exemplo, você poderia armazenar resultados de uma consulta demorada de banco de dados de forma que não precisasse ser executada a cada vez que a página fosse carregada.

Com isto em mente, recurso de cache não é um armazenamento permanente e nunca deveria ser usado para armazenar nada permanentemente. Além disso, deveriam ser mantidas em cache apenas aquelas coisas que possam ser geradas novamente sempre que preciso.

Mecanismos de Cache no Cake

A versão 1.2 do CakePHP dispõe de diversos mecanismos de cache. Tais mecanismos interagem transparentemente com o helper cache, permitindo a você armazenar caches de views em vários tipos de mídia sem se preocupar com as peculiaridades de cada uma. A escolha do mecanismo de cache é controlada através do arquivo de configuração app/config/core.php config file. A maioria das opções para cada mecanismo de cache são listadas no arquivo core.php e informações mais detalhadas sobre cada mecanismo podem ser encontradas na seção sobre Cache.

File

O mecanismo File (arquivo) é o padrão usado pelo Cake. Ele utiliza arquivos comuns no sistema de arquivos e possui diversos parâmetros opcionais, mas funciona bem com os valores padrão.

APC

O mecanismo APC implementa o Alternative PHP Cache em opcode. Como o XCache, este mecanismo faz cache do código opcode de PHP compilado.

XCache

O mecanismo XCache é funcionalmente semelhante ao APC e é outro que implementa cache em opcode, via XCache. Este mecanismo precisa de um usuário e senha para funcionar adequadamente

Memcache

O mecanismo Memcache funciona com um servidor que permite a você criar um cache de objetos na memória do sistema. Mas informações sobre cache em memória podem ser encontradas em php.net and memcached

Configuração do Cache Helper

O cache de views e o Cache helper possuem importantes elementos de configuração. Configurações estas que estão detalhadas abaixo.

Para usar o Cache helper em qualquer view ou controller, você primeiro precisa descomentar a linha Configure::Cache.check e definí-la para o valor true no arquivo core.php de sua pasta app/config. Se este valor não for definido para true, então o cache não será verificado ou criado.

Manipulando Cache no Controller

Qualquer controller que utilize a funcionalidade de cache precisa incluir o CacheHelper em seu array $helpers.

var $helpers = array('Cache');

Você também precisa indicar que actions precisam de cache, e como será feito o cache de cada action. Isto é feito por meio da variável $cacheAction em seus controllers. $cacheAction deve ser atribuída com um array que contenha as actions as quais você queira manter em cache e a duração, em segundos, indicando por quanto tempo você quer que as views permaneçam em cache. Este tempo pode ser informado também no mesmo formato que para o strtotime() (p.ex., “1 hour” ou “3 minutes”).

Considere um exemplo de um ArticlesController, que recebe muito tráfego e que precisa de cache.

O código abaixo faz cache dos artigos frequentemente visitados por diferentes períodos de tempo.

var $cacheAction = array(
    'view/23' => 21600,
    'view/48' => 36000,
    'view/52'  => 48000
);

Aqui, o cache de uma action completa, neste caso, uma listagem grande de artigos.

var $cacheAction = array(
    'archives/' => '60000'
);

E agora, um cache para cada action no controller usando o formato strtotime(), mais amigável, para indicar o período de duração do cache no controller.

var $cacheAction = "1 hour";

Marcando Conteúdo Não-Cacheado nas Views

Haverá momentos em que você não vai querer que toda a view seja mantida em cache. Por exemplo, certas partes de uma página podem ficar diferentes dependendo se o usuários já estiver autenticado (“logado”) ou se estiver navegando no site como usuário anônimo.

Para indicar blocos de conteúdo que não sejam mantidos em cache, delimite-os em <cake:nocache> </cake:nocache> dessa forma:

<cake:nocache>
<?php if ($session->check('User.name')) : ?>
    Bem-vindo, <?php echo $session->read('User.name')?>.
<?php else: ?>
    <?php echo $html->link('Login', 'users/login')?>
<?php endif; ?>
</cake:nocache>

Deve-se atentar que uma vez que a action estiver em cache, o método do controller para a ação não é chamado - do contrário, não haveria tanto sentido em manter a página em cache. Dessa maneira, não é possível marcar <cake:nocache> </cake:nocache> em trechos que contenham variáveis que são definidas no controller, já que elas terão o valor null.

Limpando o Cache

É importante lembrar de que o Cake irá limpar uma view em cache se um model usado na view em questão for modificado. Por exemplo, se uma view em cache utilizar dados a partir do model Post, e se tiver havido uma operação de INSERT, UPDATE ou DELETE em um Post, o cache para aquela view é limpo e o novo conteúdo é gerado para a próxima requisição.

Se você precisar limpar o cache manualmente, você pode fazer isso chamando o método Cache::clear(). Isto irá limpar todos os dados em cache, incluindo dados que não sejam views.