Muitos novos programadores estão compreendendo a necessidade de abrir suas funcionalidades de suas aplicações a um público maior. Oferecer acesso fácil e ilimitado à API principal de sua aplicação pode ajudar na aceitação de sua plataforma, além de permitir a criação de produtos derivados (mashups) e facilitar a integração com outros sistemas.
Por mais que existam outras soluções, REST é uma grande maneira de prover acesso fácil à lógica que você criou em sua aplicação. É simples, normalmente baseado em XML (e estamos falando de XML bem simples, nada parecido com um envelope SOAP) e depende dos cabeçalhos HTTP para direcionamento. Expor uma API usando-se REST no CakePHP é simples.
O jeito mais rápido para utilizar REST em sua aplicação é adicionar algumas linhas em seu arquivo routes.php, que é econtrado em app/config. O objeto Router possui um método chamado mapResources(), que é utilizado para configurar algumas rotas padrões, estas possibilitam o acesso REST em suas classes de controle (controllers). Se desejamos permitir acesso REST para um banco de dados de receitas (recipe), nós faríamos algo assim:
//Em app/config/routes.php...
Router::mapResources('recipes');
Router::parseExtensions();
A primeira linha cria uma série de rotas padrões para acesso REST de forma simples. Estas rotas são sensíveis ao método HTTP solicitado. A tabela abaixo descreve as rotas criadas.
Método HTTP |
URL |
Ação do Controle invocada |
---|---|---|
GET |
/recipes |
RecipesController::index() |
GET |
/recipes/123 |
RecipesController::view(123) |
POST |
/recipes |
RecipesController::add() |
PUT |
/recipes/123 |
RecipesController::edit(123) |
DELETE |
/recipes/123 |
RecipesController::delete(123) |
POST |
/recipes/123 |
RecipesController::edit(123) |
A classe de rotas do CakePHP utiliza diferentes indicadores para detectar o método HTTP utilizado. Abaixo é demonstrado a ordem de avaliação deste indicadores:
A variável _method enviada junto ao POST
O X_HTTP_METHOD_OVERRIDE
O cabeçalho REQUEST_METHOD
A variável do POST _method é útil ao utilizar o navegador como um cliente REST (ou qualquer outra coisa que possa enviar um POST facilmente). Apenas atribua o valor da variável _method para o tipo da requisição HTTP você deseja emular.
Com as rotas prontas para mapear as requisições REST para as ações de um certo controle, nós podemos criar a lógica em nossas ações do controle. Uma classe de controle básica é parecida com está aqui:
// controllers/recipes_controller.php
class RecipesController extends AppController {
var $components = array('RequestHandler');
function index() {
$recipes = $this->Recipe->find('all');
$this->set(compact('recipes'));
}
function view($id) {
$recipe = $this->Recipe->findById($id);
$this->set(compact('recipe'));
}
function edit($id) {
$this->Recipe->id = $id;
if ($this->Recipe->save($this->data)) {
$message = 'Saved';
} else {
$message = 'Error';
}
$this->set(compact("message"));
}
function delete($id) {
if($this->Recipe->delete($id)) {
$message = 'Deleted';
} else {
$message = 'Error';
}
$this->set(compact("message"));
}
}
Uma vez que foi adicionado a chamada ao método Router::parseExtensions(), as rotas do CakePHP estão prontas para servir diferentes visões baseadas em diferentes tipos de requisições. Como estamos lidando com requisições REST, as visões são do tipo XML. Nós gravaremos as arquivos da camada de visão para nosso RecipesController dentro de app/views/xml. Nós podemos utilizar também o XmlHelper para proporcinar uma saída rápida e simples de XML em nossa visão. Abaixo é demonstrado como a nossa index ficará:
// app/views/recipes/xml/index.ctp
<recipes>
<?php echo $xml->serialize($recipes); ?>
</recipes>
Usuários experientes em CakePHP notam que nós não incluimos o XmlHelper no array de helpers do RecipesController. Isto foi por propósito - quando servimos diferentes tipos de content type usando parseExtensions(), o CakePHP automaticamente procura o helper que se adequa com o tipo. Como nós estamos usando XML como o content type, o XmlHelper é automaticamente lido para nosso uso na visão.
O XML renderizado seguirá o modelo abaixo:
<posts>
<post id="234" created="2008-06-13" modified="2008-06-14">
<author id="23423" first_name="Billy" last_name="Bob"></author>
<comment id="245" body="This is a comment for this post."></comment>
</post>
<post id="3247" created="2008-06-15" modified="2008-06-15">
<author id="625" first_name="Nate" last_name="Johnson"></author>
<comment id="654" body="This is a comment for this post."></comment>
</post>
</posts>
Criar a lógica para a ação edit é um pouco mais complicado, mas não tanto. Uma vez que sua API retorna XML, é uma escolha natural receber XML como entrada. Nada a se preocupar, pois o RequestHandler e a classe Router fazem as coisas muito mais simples. Se uma requisição POST ou PUT contém um content-type XML, então a entrada é passada para uma instancia do objeto Xml do Cake, este faz o parse do xml e o transforma em um array, que é atribuido a propriedade $data do controle. Por causa deste recurso, lidar com XML e dados POST em paralelo é muito simples: nenhuma alteração é necessária no código da classe de controle ou na classe de modelo. Tudo o que ocê precisa estará em $this->data.
Se as rotas padrão criadas pelo mapResources() não funcionarem para você, utilize o método Router::connect() para definir um conjunto específico de rotas REST. O método connect() permite a você definir um conjunto de diferentes opções para uma dada URL. O primeiro parâmetro é a URL em si e o segundo parâmetro permite a você informar tais opções. O terceiro parâmetro deste método permite que você especifique padrões de expressão regular para ajudar o CakePHP a identificar certos marcadores na URL especificada.
Vamos apresentar um exemplo simples aqui e deixar que você ajuste esta rota para seus outros propósitos RESTful. Aqui você vê como nossa rota REST deve se parecer, sem utilizar mapResources():
Router::connect(
"/:controller/:id",
array("action" => "edit", "[method]" => "PUT"),
array("id" => "[0-9+]")
)
Técnicas avançadas de roteamento também já foram abordadas noutras oportunidades neste Cookbook, então iremos nos focar na parte mais importante para nossos propósitos aqui: a chave [method] do array options no segundo parâmetro. Uma vez que esta chave esteja definida, a rota especificada irá funcionar apenas para o método de requisição HTTP dado (que pode ser GET, POST, DELETE, etc.)