CounterCache

class Cake\ORM\Behavior\CounterCacheBehavior

Muitas vezes, os aplicativos da web precisam exibir contagens de objetos relacionados. Por exemplo, ao mostrar uma lista de artigos, você pode exibir quantos comentários ela possui. Ou, ao mostrar a um usuário, você pode mostrar quantos amigos/seguidores ele tem. O comportamento do CounterCache é destinado a essas situações. O CounterCache atualizará um campo nos modelos associados atribuídos nas opções quando for chamado. Os campos devem existir no banco de dados e ser do tipo INT.

Uso Básico

Você ativa o comportamento do CounterCache como qualquer outro comportamento, mas ele não fará nada até você configurar algumas relações e as contagens de campos que devem ser armazenadas em cada uma delas. Usando nosso exemplo abaixo, poderíamos armazenar em cache a contagem de comentários para cada artigo com o seguinte:

class CommentsTable extends Table
{
    public function initialize(array $config)
    {
        $this->addBehavior('CounterCache', [
            'Articles' => ['comment_count']
        ]);
    }
}

A configuração do CounterCache deve ser um mapa dos nomes das relações e a configuração específica para essa relação.

O valor do contador será atualizado sempre que uma entidade for salva ou excluída. O contador não será atualizado quando você usar updateAll() ou deleteAll(), ou executar o SQL que você escreveu.

Uso Avançado

Se você precisar manter um contador em cache por menos que todos os registros relacionados, poderá fornecer condições adicionais ou métodos localizadores para gerar um valor de contador:

$this->addBehavior('CounterCache', [
    'Articles' => [
        'comment_count' => [
            'finder' => 'published'
        ]
    ]
]);

Se você não tiver um método localizador personalizado, poderá fornecer uma variedade de condições para localizar registros:

$this->addBehavior('CounterCache', [
    'Articles' => [
        'comment_count' => [
            'conditions' => ['Comments.spam' => false]
        ]
    ]
]);

Se você deseja que o CounterCache atualize vários campos, por exemplo, mostrando uma contagem condicional e uma contagem básica, você pode adicionar esses campos na matriz:

$this->addBehavior('CounterCache', [
    'Articles' => ['comment_count',
        'published_comment_count' => [
            'finder' => 'published'
        ]
    ]
]);

Se você deseja calcular o valor do campo CounterCache por conta própria, pode definir a opção ignoreDirty como true.

Isso impedirá que o campo seja recalculado se você o tiver definido antes:

$this->addBehavior('CounterCache', [
    'Articles' => [
        'comment_count' => [
            'ignoreDirty' => true
        ]
    ]
]);

Por fim, se um localizador personalizado e as condições não forem adequadas, você poderá fornecer uma função de retorno de chamada. Sua função deve retornar o valor da contagem a ser armazenada:

$this->addBehavior('CounterCache', [
    'Articles' => [
        'rating_avg' => function ($event, $entity, $table, $original) {
            return 4.5;
        }
    ]
]);

Sua função pode retornar false para pular a atualização da coluna do contador ou um objeto Query que produziu o valor da contagem. Se você retornar um objeto Query, sua consulta será usada como uma subconsulta na instrução de atualização. O parâmetro $table refere-se ao objeto de tabela que mantém o comportamento (não a relação de destino) por conveniência. O retorno de chamada é chamado pelo menos uma vez com $original definido como false. Se a atualização da entidade alterar a associação, o retorno de chamada será invocado uma segunda vez com true, o valor de retorno atualizará o contador do item associado anteriormente.

Nota

O comportamento do CounterCache funciona apenas para associações belongsTo. Por exemplo, para «Comentários pertence a artigos», é necessário adicionar o comportamento do CounterCache ao CommentsTable para gerar comment_count para a tabela Articles.

É possível, no entanto, fazer isso funcionar para associações belongsToMany. Você precisa habilitar o comportamento do CounterCache em uma tabela personalizada through configurada nas opções de associação e definir a opção de configuração cascadeCallbacks como true. Veja como configurar uma tabela de junção personalizada Usando a opção «através».

Alterado na versão 3.6.0: Retornando false para pular as atualizações foi adicionado.