Entendendo o Model-View-Controller (MVC)

Aplicações bem escritas em CakePHP segue o design pattern MVC (Model-View-Controller ou Modelo-Visão-Controlador). Programando em MVC separa sua aplicação em três partes principais:

  1. O model representa os dados;
  2. A view representa a visualização dos dados;
  3. O controller manipula e roteia as requisições dos usuários.
Figure 1

Figure 1

A Figura 1 mostra um exemplo de uma simples requisição MVC em CakePHP. Para fins ilustrativos, digamos que um usuário chamado Ricardo apenas clicou no link “Comprar um bolo personalizado agora!” da sua aplicação.

  1. Ricardo clica no link apontando para http://www.exemplo.com.br/cakes/comprar e seu browser faz uma requisição ao site;
  2. O dispatcher (expedidor) verifica a URL requisitada (/cakes/comprar) e redireciona ao controller correto;
  3. O controller executa a lógica específica da aplicação. Por exemplo, verifica se o Ricardo está logado;
  4. O controller também usa os models para acessar os dados da sua aplicação. Muitas vezes, os models representam as tabelas do banco de dados, mas podem representar registros LDAP, feeds de RSS ou até mesmo arquivos do sistema. Neste exemplo, o controller usa o model para trazer ao Ricardo as últimas compras do banco de dados;
  5. Depois que o controller fez sua mágica sobre os dados, ele repassa para a view. A view faz com que os dados fiquem prontos para a representação do usuário. As views em CakePHP normalmente vem no formato HTML, mas pode ser facilmente exibidas em PDF, documento XML, um objeto JSON ou outro formato qualquer, dependendo da sua necessidade;
  6. Uma vez que a view tenha usado os dados provenientes do controller para construir a página, o conteúdo é retornado ao browser do Ricardo.

Aproximadamente toda requisição da sua aplicação seguirá o modelo básico do modelo. Nós vamos especificar os detalhes mais adiante, mas mantenha essa visão geral no seu pensamento.

Benefícios

Por que usar MVC? Porque é um verdadeiro padrão de projeto (design pattern) e torna fácil a manutenção da sua aplicação, com pacotes modulares de rápido desenvolvimento. Elaborar tarefas divididas entre models, views e controllers faz com que sua aplicação fique leve e independente. Novas funcionalidades são facilmente adicionadas e pode-se dar nova cara nas características antigas num piscar de olhos. O design modular e separado também permite aos desenvolvedores e designers trabalharem simultaneamente, incluindo a habilidade de se construir um rápido protótipo. A separação também permite que os desenvolvedores alterem uma parte da aplicação sem afetar outras.

Se você nunca desenvolveu uma aplicação neste sentido, isso vai lhe agradar muito, mas estamos confiantes que depois de construir sua primeira aplicação em CakePHP, você não vai querer voltar atrás.