Tutorial - Criando um Blog - Parte 2

Criando o model

Após criar um model (modelo) no CakePHP, nós teremos a base necessária para interagirmos com o banco de dados e executar operações.

Os arquivos de classes, correspondentes aos models, no CakePHP estão divididos entre os objetos Table e Entity. Objetos Table provêm acesso à coleção de entidades armazenada em uma tabela e são alocados em src/Model/Table.

O arquivo que criaremos deverá ficar salvo em src/Model/Table/ArticlesTable.php:

// src/Model/Table/ArticlesTable.php

namespace App\Model\Table;

use Cake\ORM\Table;

class ArticlesTable extends Table
{
    public function initialize(array $config)
    {
        $this->addBehavior('Timestamp');
    }
}

Convenções de nomenclatura são muito importantes no CakePHP. Ao nomear nosso objeto como ArticlesTable, o CakePHP automaticamente deduz que o mesmo utilize o ArticlesController e seja relacionado à tabela articles.

Nota

O CakePHP criará automaticamente um objeto model se não puder encontrar um arquivo correspondente em src/Model/Table. Se você nomear incorretamente seu arquivo (isto é, artciclestable.php ou ArticleTable.php), o CakePHP não reconhecerá suas definições e usará o model gerado como alternativa.

Para mais informações sobre models, como callbacks e validação, visite o capítulo Models (Modelos) do manual.

Nota

Se você completou a primeira parte do tutorial e criou a tabela articles, você pode tomar proveito da capacidade de geração de código do bake através do console do CakePHP para criar o model ArticlesTable:

bin/cake bake model Articles

Para mais informações sobre o bake e suas características relacionadas a geração de código, visite o capítulo Geração de código com bake do manual.

Criando o controller

A seguir, criaremos um controller (controlador) para nossos artigos. O controller é responsável pela lógica de interação da aplicação. É o lugar onde você utilizará as regras contidas nos models e executará tarefas relacionadas aos artigos. Criaremos um arquivo chamado ArticlesController.php no diretório src/Controller:

// src/Controller/ArticlesController.php

namespace App\Controller;

class ArticlesController extends AppController
{
}

Agora, vamos adicionar uma action (ação) ao nosso controller. Actions frequentemente, representam uma função ou interface em uma aplicação. Por exemplo, quando os usuários requisitarem www.example.com/articles/index (sendo o mesmo que www.example.com/articles/), eles esperam ver uma lista de artigos:

// src/Controller/ArticlesController.php

namespace App\Controller;

class ArticlesController extends AppController
{

    public function index()
    {
        $articles = $this->Articles->find('all');
        $this->set(compact('articles'));
    }
}

Ao definir a função index() em nosso ArticlesController, os usuários podem acessá-la requisitando www.example.com/articles/index. Similarmente, se definíssemos uma função chamada foobar(), os usuários poderiam acessá-la em www.example.com/articles/foobar.

Aviso

Vocês podem ser tentados a nomear seus controllers e actions para obter uma certa URL. Resista a essa tentação. Siga as Convenções do CakePHP e crie nomes de action legíveis e compreensíveis. Você pode mapear URLs para o seu código utilizando Roteamento.

A instrução na action usa set() para passar dados do controller para a view. A variável é definida como “articles”, sendo igual ao valor retornado do método find('all') do objeto ArticlesTable.

Nota

Se você completou a primeira parte do tutorial e criou a tabela articles, você pode tomar proveito da capacidade de geração de código do bake através do console do CakePHP para criar o controller ArticlesController:

bin/cake bake controller Articles

Para mais informações sobre o bake e suas características sobre geração de código, visite o capítulo Geração de código com bake do manual.

Criando as views

Agora que nós temos os dados fluindo pelo nosso model, e nossa lógica da aplicação definida em nosso controller, vamos criar uma view (visualização) para a action index().

As views do CakePHP são camadas de apresentação que se encaixam nos layouts da aplicação. Para a maioria das aplicações, elas são uma mescla entre HTML e PHP, mas também podem ser distribuídas como XML, CSV, ou ainda dados binários.

Um layout é um conjunto de códigos encontrado ao redor das views. Múltiplos layouts podem ser definidos, e você pode alterar entre eles, mas agora, vamos usar o default, localizado em templates/layout/default.php.

Lembra que na última sessão atribuímos a variável “articles” à view usando o método set()? Isso levará a coleção de objetos gerada pela query a ser invocada numa iteração foreach.

Arquivos de template do CakePHP são armazenados em src/Template dentro de uma pasta com o nome do controller correspondente (nós teremos que criar a pasta “Articles” nesse caso). Para distribuir os dados de artigos em uma tabela, precisamos criar uma view assim:

<!-- File: templates/Articles/index.php -->

<h1>Blog articles</h1>
<table>
    <tr>
        <th>Id</th>
        <th>Title</th>
        <th>Created</th>
    </tr>

    <!-- Aqui é onde iremos iterar nosso objeto de solicitação $articles, exibindo informações de artigos -->

    <?php foreach ($articles as $article): ?>
    <tr>
        <td><?= $article->id ?></td>
        <td>
            <?= $this->Html->link($article->title, ['action' => 'view', $article->id]) ?>
        </td>
        <td>
            <?= $article->created->format(DATE_RFC850) ?>
        </td>
    </tr>
    <?php endforeach; ?>
</table>

Você deve ter notado o uso de um objeto chamado $this->Html, uma instância da classe Cake\View\Helper\HtmlHelper do CakePHP. O CakePHP vem com um conjunto de view helpers que simplificam tarefas como gerar links e formulários. Você pode aprender como usá-los em Helpers (Facilitadores), mas aqui é importante notar que o método link() irá gerar um link HTML com o referido título (primeiro parâmetro) e URL (segundo parâmetro).

Quando se especifíca URLs no CakePHP, é recomendado o uso do formato de array. Isto será melhor explicado posteriormente na seção Rotas. Usando o formato de array para URLs, você toma vantagem das capacidades de roteamento reverso do CakePHP. Você também pode especificar URLs relativas a base da aplicação com o formato /controller/action/param1/param2 ou usar named routes.

Neste ponto, você pode visitar http://www.example.com/articles/index no seu navegador. Você deve ver sua view corretamente formatada listando os artigos.

Se você clicar no link do título de um artigo listado, provavelmente será informado pelo CakePHP que a action ainda não foi definida, então vamos criá-la no ArticlesController agora:

// src/Controller/ArticlesController.php

namespace App\Controller;

class ArticlesController extends AppController
{

    public function index()
    {
         $this->set('articles', $this->Articles->find('all'));
    }

    public function view($id = null)
    {
        $article = $this->Articles->get($id);
        $this->set(compact('article'));
    }
}

O uso do set() deve parecer familiar. Repare que você está usando get() ao invés de find('all') porquê nós queremos a informação de apenas um artigo.

Repare que nossa action recebe um parâmetro: o ID do artigo que gostariamos de visualizar. Esse parâmetro é entregue para a action através da URL solicitada. Se o usuário requisitar /articles/view/3, então o valor “3” é passado como $id para a action.

Ao usar a função get(), fazemos também algumas verificações para garantir que o usuário realmente está acessando um registro existente , se não ou se o $id for indefinido, a função irá lançar uma NotFoundException.

Agora vamos criar a view para nossa action em templates/Articles/view.php

<!-- File: templates/Articles/view.php -->

<h1><?= h($article->title) ?></h1>
<p><?= h($article->body) ?></p>
<p><small>Criado: <?= $article->created->format(DATE_RFC850) ?></small></p>

Verifique se está tudo funcionando acessando os links em /articles/index ou manualmente solicite a visualização de um artigo acessando articles/view/{id}. Lembre-se de substituir {id} por um “id” de um artigo.

Adicionando artigos

Primeiro, comece criando a action add() no ArticlesController:

// src/Controller/ArticlesController.php

namespace App\Controller;

use App\Controller\AppController;

class ArticlesController extends AppController
{

    public function initialize()
    {
        parent::initialize();

        $this->loadComponent('Flash'); // Inclui o FlashComponent
    }

    public function index()
    {
        $this->set('articles', $this->Articles->find('all'));
    }

    public function view($id)
    {
        $article = $this->Articles->get($id);
        $this->set(compact('article'));
    }

    public function add()
    {
        $article = $this->Articles->newEmptyEntity();
        if ($this->request->is('post')) {
            $article = $this->Articles->patchEntity($article, $this->request->getData());
            if ($this->Articles->save($article)) {
                $this->Flash->success(__('Seu artigo foi salvo.'));
                return $this->redirect(['action' => 'index']);
            }
            $this->Flash->error(__('Não é possível adicionar o seu artigo.'));
        }
        $this->set('article', $article);
    }
}

Nota

Você precisa incluir o Flash component em qualquer controller que vá usá-lo. Se necessário, inclua no AppController e assim o FlashComponent estará disponível para todos os controllers da aplicação.

A action add() checa se o método HTTP da solicitação foi POST, e então tenta salvar os dados utilizando o model Articles. Se por alguma razão ele não salvar, apenas renderiza a view. Isto nos dá a chance de exibir erros de validação ou outros alertas.

Cada requisição do CakePHP instancia um objeto ServerRequest que é acessível usando $this->request. O objeto contém informações úteis sobre a requisição que foi recebida e pode ser usado para controlar o fluxo de sua aplicação. Nesse caso, nós usamos o método Cake\Network\ServerRequest::is() para checar se a requisição é do tipo HTTP POST.

Quando se usa um formulário para postar dados, essa informação fica disponível em $this->request->getData(). Você pode usar as funções pr() ou debug() caso queira verificar esses dados.

Usamos os métodos success() e error() do FlashComponent para definir uma mensagem que será armazenada numa variável de sessão. Esses métodos são gerados usando os recursos de métodos mágicos do PHP. Mensagens flash serão exibidas na página após um redirecionamento. No layout nós temos <?= $this->Flash->render() ?> que exibe a mensagem e limpa a variável de sessão. A função do controller Cake\Controller\Controller::redirect redireciona para qualquer outra URL. O parâmetro ['action' => 'index'] corresponde a URL /articles, isto é, a action index() do ArticlesController. Você pode consultar a função Cake\Routing\Router::url() na API e checar os formatos a partir dos quais você pode montar uma URL.

Chamar o método save() vai checar erros de validação e abortar o processo caso os encontre. Nós vamos abordar como esses erros são tratados nas sessões a seguir.

Validando artigos

O CakePHP torna mais prática e menos monótona a validação de dados de formulário.

Para tirar proveito dos recursos de validação, você vai precisar usar o Form helper em suas views. O Cake\View\Helper\FormHelper está disponível por padrão em todas as views pelo uso do $this->Form.

Segue a view correspondente a action add:

<!-- File: templates/Articles/add.php -->

<h1>Add Article</h1>
<?php
    echo $this->Form->create($article);
    echo $this->Form->input('title');
    echo $this->Form->input('body', ['rows' => '3']);
    echo $this->Form->button(__('Salvar artigo'));
    echo $this->Form->end();
?>

Nós usamos o FormHelper para gerar a tag de abertura HTML de um formulário. Segue o HTML gerado por $this->Form->create():

<form method="post" action="/articles/add">

Se create() é chamado sem parâmetros fornecidos, assume-se a construção de um formulário que submete dados via POST para a action add() (ou edit() no caso de um id estar incluído nos dados do formulário).

O método $this->Form->input() é usado para criar elementos do formulário do mesmo nome. O primeiro parâmetro diz ao CakePHP qual é o campo correspondente, e o segundo parâmetro permite que você especifique um vasto array de opções, nesse, o número de linhas para o textarea. input() vai gerar diferentes elementos de formulários baseados no tipo de campo especificado no model.

O $this->Form->end() fecha o formulário, entregando também elementos ocultos caso a prevenção contra CSRF/Form Tampering esteja habilitada.

Agora vamos voltar e atualizar nossa view templates/Articles/index.php para incluir um novo link. Antes do <table>, adicione a seguinte linha:

<?= $this->Html->link('Adicionar artigo', ['action' => 'add']) ?>

Você deve estar se perguntando: como eu digo ao CakePHP meus critérios de validação? Regras de validação são definidas no model. Vamos fazer alguns ajustes no nosso model:

// src/Model/Table/ArticlesTable.php

namespace App\Model\Table;

use Cake\ORM\Table;
use Cake\Validation\Validator;

class ArticlesTable extends Table
{
    public function initialize(array $config)
    {
        $this->addBehavior('Timestamp');
    }

    public function validationDefault(Validator $validator)
    {
        $validator
            ->notEmpty('title')
            ->notEmpty('body');

        return $validator;
    }
}

O método validationDefault() diz ao CakePHP como validar seus dados quando o método save() for solicitado. Aqui, estamos especificando que tanto o campo body quanto title não devem estar vazios. O CakePHP possui muitos recursos de validação e um bom número de regras pré-determinadas (número de cartões, endereços de email, etc), além de flexibilidade para adicionar regras de validação customizadas. Para mais informações sobre configuração de validações, visite a documentação em Validação.

Agora que suas regras de validação estão definidas, tente adicionar um artigo sem definir o campo title e body para ver como a validação funciona. Desde que tenhamos usado o método Cake\View\Helper\FormHelper::input() do FormHelper para criar nossos elementos, nossas mensagens de alerta da validação serão exibidas automaticamente.

Editando artigos

Edição, aí vamos nós! Você já é um profissional do CakePHP agora, então possivelmente detectou um padrão… Cria-se a action e então a view. Aqui segue a action edit() que deverá ser inserida no ArticlesController:

// src/Controller/ArticlesController.php

public function edit($id = null)
{
    $article = $this->Articles->get($id);
    if ($this->request->is(['post', 'put'])) {
        $this->Articles->patchEntity($article, $this->request->getData());
        if ($this->Articles->save($article)) {
            $this->Flash->success(__('Seu artigo foi atualizado.'));
            return $this->redirect(['action' => 'index']);
        }
        $this->Flash->error(__('Seu artigo não pôde ser atualizado.'));
    }

    $this->set('article', $article);
}

Essa action primeiramente certifica-se que o registro apontado existe. Se o parâmetro $id não foi passado ou se o registro é inexistente, uma NotFoundException é lançada pelo ErrorHandler do CakePHP.

Em seguida, a action verifica se a requisição é POST ou PUT e caso seja, os dados são usados para atualizar a entidade de artigo em questão ao usar o método patchEntity(). Então finalmente usamos o ArticlesTable para salvar a entidade.

Segue a view correspondente a action edit:

<!-- File: templates/Articles/edit.php -->

<h1>Edit Article</h1>
<?php
    echo $this->Form->create($article);
    echo $this->Form->input('title');
    echo $this->Form->input('body', ['rows' => '3']);
    echo $this->Form->button(__('Salvar artigo'));
    echo $this->Form->end();
?>

Essa view retorna o formulário de edição com os dados populados, juntamente com qualquer mensagem de erro proveniente de validações.

O CakePHP irá determinar se o save() vai inserir ou atualizar um registro baseado nos dados da entidade.

Você pode atualizar sua view index com os links para editar artigos:

<!-- File: templates/Articles/index.php  (edit links added) -->

<h1>Blog articles</h1>
<p><?= $this->Html->link("Adicionar artigo", ['action' => 'add']) ?></p>
<table>
    <tr>
        <th>Id</th>
        <th>Título</th>
        <th>Criado</th>
        <th>Ações</th>
    </tr>

<!-- Aqui é onde iremos iterar nosso objeto de solicitação $articles, exibindo informações de artigos -->

<?php foreach ($articles as $article): ?>
    <tr>
        <td><?= $article->id ?></td>
        <td>
            <?= $this->Html->link($article->title, ['action' => 'view', $article->id]) ?>
        </td>
        <td>
            <?= $article->created->format(DATE_RFC850) ?>
        </td>
        <td>
            <?= $this->Html->link('Editar', ['action' => 'edit', $article->id]) ?>
        </td>
    </tr>
<?php endforeach; ?>

</table>

Deletando artigos

A seguir, vamos criar uma forma de deletar artigos. Comece com uma action delete() no ArticlesController:

// src/Controller/ArticlesController.php

public function delete($id)
{
    $this->request->allowMethod(['post', 'delete']);

    $article = $this->Articles->get($id);
    if ($this->Articles->delete($article)) {
        $this->Flash->success(__('O artigo com id: {0} foi deletado.', h($id)));
        return $this->redirect(['action' => 'index']);
    }
}

Essa lógica deleta o artigo especificado pelo $id e usa $this->Flash->success() para exibir uma mensagem de confirmação após o redirecionamento para /articles. Tentar excluir um registro usando uma requisição GET, fará com que o allowMethod() lance uma exceção. Exceções são capturadas pelo gerenciador de exceções do CakePHP e uma página de erro é exibida. Existem muitos Exceptions embutidos que podem indicar variados erros HTTP que sua aplicação possa precisar.

Por estarmos executando apenas lógica e redirecionando, essa action não tem uma view. Vamos atualizar nossa view index com links para excluir artigos:

<!-- File: templates/Articles/index.php (delete links added) -->

<h1>Blog articles</h1>
<p><?= $this->Html->link('Adicionar artigo', ['action' => 'add']) ?></p>
<table>
    <tr>
        <th>Id</th>
        <th>Título</th>
        <th>Criado</th>
        <th>Ações</th>
    </tr>

    <!-- Aqui é onde iremos iterar nosso objeto de solicitação $articles, exibindo informações de artigos -->

    <?php foreach ($articles as $article): ?>
    <tr>
        <td><?= $article->id ?></td>
        <td>
            <?= $this->Html->link($article->title, ['action' => 'view', $article->id]) ?>
        </td>
        <td>
            <?= $article->created->format(DATE_RFC850) ?>
        </td>
        <td>
            <?= $this->Form->postLink(
                'Deletar',
                ['action' => 'delete', $article->id],
                ['confirm' => 'Tem certeza?'])
            ?>
            <?= $this->Html->link('Edit', ['action' => 'edit', $article->id]) ?>
        </td>
    </tr>
    <?php endforeach; ?>

</table>

Usar postLink() vai criar um link que usa JavaScript para criar uma requisição POST afim de deletar um artigo.

Aviso

Permitir que registros sejam deletados usando requisições GET é perigoso, pois rastreadores na web podem acidentalmente deletar todo o seu conteúdo.

Nota

Esse código da view também usa o FormHelper para confirmar a action através de JavaScript.

Rotas

Para muitos o roteamento padrão do CakePHP funciona bem o suficiente. Desenvolvedores que consideram facilidade de uso e SEO irão apreciar a forma como o CakePHP mapeia determinadas URLs para actions específicas. Vamos realizar uma pequena mudança nas rotas neste tutorial.

Para mais informações sobre técnicas avançadas de roteamento, visite Conectando Rotas.

Por padrão, o CakePHP responde a uma requisição pela raíz do seu site usando o PagesController, ao renderizar uma view chamada home.php. Alternativamente, nós vamos substituir esse comportamento pelo ArticlesController ao criar uma regra de roteamento.

A configuração de rotas do CakePHP pode ser encontrada em config/routes.php. Você deve comentar ou remover a linha que define o roteamento padrão:

$routes->connect('/', ['controller' => 'Pages', 'action' => 'display', 'home']);

Essa linha conecta a URL “/” com a página padrão do CakePHP. Nós queremos que ela conecte-se ao nosso próprio controller, então a substitua por esta:

$routes->connect('/', ['controller' => 'Articles', 'action' => 'index']);

Isso irá conectar requisições por “/” a action index() do nosso ArticlesController

Nota

O CakePHP aproveita-se do uso de roteamento reverso. Se com a rota anterior definida você gerar um link com a seguinte estrutura de array: ['controller' => 'Articles', 'action' => 'index'], a URL resultante será “/”. Portanto, é uma boa ideia sempre usar arrays para URLs, pois assim suas rotas definem o endereço gerado e certificam-se que os links apontem sempre para o mesmo lugar.

Conclusão

Simples, não é? Tenha em mente que esse foi um tutorial básico. O CakePHP tem muito mais recursos a oferecer. Não abordamos outros tópicos aqui para manter a simplicidade. Use o restante do manual como um guia para criar aplicações mais ricas.

Agora que você criou uma aplicação básica no CakePHP, você pode continuar no Tutorial - Criando um Blog - Parte 3, ou começar seu próprio projeto. Você também pode folhear os Utilizando o CakePHP ou a API <https://api.cakephp.org/3.0> para aprender mais sobre o CakePHP.

Se você precisar de ajuda, há muitas formas de conseguir, por favor, visite a página Onde Conseguir Ajuda e bem-vindo(a) ao CakePHP!

Leitura complementar

Existem tópicos comuns que as pessoas que estão estudando o CakePHP normalmente visitam a seguir:

  1. Layouts: Customizando o layout da aplicação

  2. Elements: Inclusão e reutilização de elementos na view

  3. Geração de código com bake: Gerando código CRUD

  4. Tutorial - Criando um Blog - Autenticação e Autorização: Tutorial de

    autorização e autenticação