Scaffolding

O recurso de scaffold de aplicações é uma técnica que permite ao desenvolvedor definir e criar uma aplicação básica que possa inserir, selecionar, atualizar e excluir objetos (operações CRUD). Scaffold no CakePHP também possibilita que os desenvolvedores definam como os objetos estão relacionados entre si além de como criar e destruir estas relações.

Tudo o que é necessário para criar um scaffold é um model e seu controller. Uma vez que você tiver definido a variável $scaffold em seu controller, já estará preparado e funcionando.

O scaffold do CakePHP é muito legal. Ele permite que você tenha uma aplicação CRUD com tudo funcionando em coisa de minutos. É tão legal que você pode querer até usá-lo em aplicações em produção. Então pensamos que é tudo muito legal, mas por favor tenha em mente que scaffold é... ahn... apenas scaffold. O uso de scaffold poupa o trabalho da criação da estrutura real para acelerar o início de um projeto em etapas iniciais. Scaffold não tem intenção de ser completamente flexível, mas sim um jeito temporário de fazer as coisas funcionar com brevidade. Se você você se vir numa situação de querer personalizar sua lógica de suas view, é hora de deixar de usar o recurso de scaffold e escrever código de fato. O Bake console do CakePHP, abordado na próxima seção, é um grande próximo passo: ele gera todo o código que você deve precisar para produzir o mesmo resultado que teria atualmente com o scaffold.

Scaffold é uma excelente maneira de iniciar do desenvolvimento de partes prematuras de sua aplicação web. Primeiras versões de esquemas de bases de dados tendem a sofrer mudanças, o que é algo perfeitamente normal nas etapas iniciais do projeto da aplicação. Isto tem um lado negativo: um desenvolvedor web detesta criar formulários que nunca virão a ser efetivamente usados. Para minimizar o esforço do desenvolvedor, o recurso de scaffold foi incluído no CakePHP. O scaffold analiza as tabelas de sua base de dados e cria uma listas padronizadas com botões de inserção, edição e exclusão, formulários padronizados para edição e visões padronizadas para visualização de um único registro da base de dados.

Para adicionar o recurso de scaffold à sua aplicação, no controller, adicione a variável $scaffold:

<?php

class CategoriesController extends AppController {
    var $scaffold;
}

?>

Assumindo que você tenha criado um arquivo com a classe mais básica para o model Category (em /app/models/category.php), as coisas já estarão prontas. Acesse http://example.com/categories para ver sua nova aplicação com scaffold.

Criar métodos em controllers que possuam definições de scaffold pode causar resultados indesejados. Por exemplo, se você criar um método index() em um controller com scaffold, seu método index será renderizado no lugar da funcionalidade do scaffold.

O scaffold tem conhecimento sobre as associações de models, então se seu model Category possuir uma referência a (belongsTo) User, você verá os IDs dos usuários relacionados na listagem de Category. Se ao invés disso você preferir ver algo além de um ID (como o primeiro nome do usuário), você pode definir a variável $displayField no model.

Caso exista a variável $displayField em nossa classe User, nossos usuários relacionados às categorias serão mostrados pelo primeiro nome ao invpes de apenas pelo ID no scaffold. Este recurso torna o scaffold mais legível em muitos casos.

<?php

class User extends AppModel {
    var $name = 'User';
    var $displayField = 'first_name';
}

?>

Criando uma interface de adminsitrativa simples com scaffolding

Se você tiver habilitado o admin routing em sua app/config/core.php, com Configure::write('Routing.admin', 'admin'); você pode usar scaffolding para gerar uma interface administrativa.

Uma vez que você tenha ativado o admin routing atribua seu prefixo admin à variável scaffolding.

var $scaffold = 'admin';

Agora você poderá acessar suas ações admin scaffolded:

http://example.com/admin/controller/index
http://example.com/admin/controller/view
http://example.com/admin/controller/edit
http://example.com/admin/controller/add
http://example.com/admin/controller/delete

Isto é uma forma fácil para criar uma interface de retaguarda simples rapidamente. Tenha em mente que você não pode ter ambos metodos de scaffold admin e não-admin ao mesmo tempo. Assim como um scaffolding normal você pode substituir métodos individuais e substituí-los você mesmo.

function admin_view($id = null) {
  //custom code here
}

Uma vez que você tenha substituído uma ação de scaffold você também precisará criar um arquivo de view para a ação.

Personalizando as Visões em Scaffold

Se você estiver procurando por algo um pouco diferente em suas visões geradas por scaffold, você pode criar modelos (templates). Ainda não recomendados o uso desta técnica para aplicações em produção, mas tal personalização pode ser útil durante interações de prototipação.

Personalização de views é feita criando-se templates de views

Views de scaffold personalizadas para um controller específico (PostsController, neste caso) devem ser algumas coisas parecidas com isto:

/app/views/posts/scaffold.index.ctp
/app/views/posts/scaffold.show.ctp
/app/views/posts/scaffold.edit.ctp
/app/views/posts/scaffold.new.ctp

 as views de scaffold personalizadas para todos os controllers devem residir em:

/app/views/scaffolds/index.ctp
/app/views/scaffolds/show.ctp
/app/views/scaffolds/edit.ctp
/app/views/scaffolds/new.ctp
/app/views/scaffolds/add.ctp