Preparando a instalação

CakePHP é rápido e fácil de instalar. Os requisitos minimos são um servidor web e uma cópia do Cake, só isso! Apesar deste manual focar principalmente na configuração com Apache (porque ele é o mais comum), você pode configurar o Cake para executar em diversos servidores weh, tais como LightHTTPD ou Microsoft IIS.

A preparação para a instalação consiste dos seguintes passos:

  • Baixar uma cópia do CakePHP
  • Configurar seu servidor web para manipular php, se necessário
  • Checar permissão de arquivos

Baixando o CakePHP

Há duas maneiras de pegar uma cópia do CakePHP, Primeiro: você pode baixar o arquivo (zip/tar.gz/tar.bz2) ou você pode baixar o código do repositório GIT.

Para pegar a cópia estável, visite o site https://cakephp.org. Lá haverá um link chamado “Download Now!” para baixar.

Todas as versões do CakePHP também são armazenados no CakeForge, a casa do CakePHP. Esse site também contém links para muitos outros projetos CakePHP, incluindo plugins e aplicações para CakePHP. As versões de CakePHP estão disponíveis em http://cakeforge.org/projects/cakephp.

Uma alternativa são as compilações do tipo nighlyt, que incluem correções de bugs e melhorias do último minuto (bem, do último dia). Elas podem ser acessadas a partir do índice de download aqui: https://cakephp.org/downloads/index/nightly. Para atualizações verdadeiramente do último minuto, você pode buscá-las diretamente do branch de desenvolvimento no repositório GIT aqui: http://code.cakephp.org/source.

Permissões

O CakePHP usa o diretório /app/tmp para diversas operações. Descritivos dos modelos, fazer cache de visões e informações das sessões são alguns exemplos.

Assim, tenha certeza que o diretório /app/tmp na instalação do seu cake permite escrita pelo usuário do servidor de web.